sábado, 17 de outubro de 2009

Recomendações para a prática de Yôga

Escolha um bom local para a prática. Esse local deve manter-se agradável, limpo e arejado e não deve ter móveis duros e pontiagudos ou espelhos sobre os quais você possa cair e se machucar.


O piso não deve ser nem muito duro e nem muito macio. Você deve se sentir firme no solo, sem a probabilidade de escorregar. O ideal é praticar sobre um “tapete” de espuma de alta densidade (E.V.A), próprio para a prática, com aproximadamente 3 cm de espessura. Carpetes, tapetes e esteiras não são recomendados, pois retêm a transpiração, poeira, ácaros e bactérias, além de serem escorregadios. Lembre-se que você deitará e colocará seu rosto sobre esse material, portanto a higiene é fundamental.


Procure praticar com um intervalo de pelo menos 2 horas após sua última refeição. Antes de praticar esvazie a bexiga e os intestinos. Se possível tome um banho antes da prática – se for tomá-lo depois espere cerca de meia hora para não despender a energia gerada durante a prática.


Vista-se com um traje confortável e que não restrinja seus movimentos. Não use relógios, anéis, brincos, colares, meias, cintos...


A norma de ouro é: esforce-se sem forçar. Portanto seja severo consigo, buscando evoluir na prática e obter uma execução perfeita, mas não exagere. O bom-senso é fundamental. Conheça o limite do seu corpo e aos poucos busque ultrapassa-lo.


Procure fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física e pratique sobre a orientação de um instrutor capacitado.

Fonte: "Tratado de Yôga".